'Star Wars: A Ascensão Skywalker' representa o desfecho não só o desfecho da atual trilogia, mas de toda a saga. Por conta disso, o futuro da franquia permanece como um mistério.

Durante uma entrevista para o LA Times, Kathleen Kennedy, a presidente da Lucasfilm, disse que as próximas produções do estúdio não serão focadas em trilogias, mesmo sendo uma tradição no universo de 'Star Wars'.

Kennedy foi questionada se a decisão surgiu após as reclamações de que a franquia estava saturada, mas ela foi evasiva, dizendo:

"Não estamos preocupados com isso, na verdade. Acho que fomos surpreendidos, mas também surpreendemos com as produções da Disney+. Nunca tínhamos feito 'Star Wars' para a TV, mas parece que 'O Mandaloriano' está fazendo sucesso e isso vai ajudar no clima de 'A Ascensão Skywalker'. Acho que estamos aprendendo a trabalhar com cinema e TV para enriquecer a saga."

Vale lembrar que Kennedy revelou ao The Hollywood Reporter que o estúdio já contratou o diretor do próximo longa baseado na saga, e o anúncio oficial será feito em janeiro de 2020. O filme, por sua vez, tem estreia prevista para 2022.

Até lá, 'Star Wars: A Ascensão Skywalker' chega aos cinemas nacionais em 19 de dezembro.